quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Autismo é um distúrbio de difícil diagnóstico

Autismo é um distúrbio de difícil diagnóstico

A doença requer tratamento com equipe multidisciplinar. E os pais que não entenderem o mecanismo podem maximizar o problema. Veja os esA criança que tem autismo nasce aparentemente normal, mas, à medida que vai crescendo, não se comunica. Vive em um mundo paralelo. O olhar vazio não percebe as pessoas à volta. Não tem o primeiro sorriso, a primeira palavra. Repete movimentos incessantemente. Os meninos são a maioria dos casos.
Em abril de 2010, a ONU declarou que a doença atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O autismo afeta, em média, uma em cada 150 crianças nascidas. Nos Estados Unidos, é dado um diagnóstico a cada 24 minutos. No Brasil, ainda não há estatísticas. Estima-se em um milhão o numero de pessoas que tem o problema.
Buscar informações e procurar ajuda de especialistas ainda é a forma mais indicada para lidar com a situação: a de uma doença que hoje não tem cura. Você vai ver os esforços feitos para tirar o autista do isolamento.
A doença requer tratamento com equipe multidisciplinar. Fonoaudiólogo e psicólogo comportamental são fundamentais para apoiar o paciente. E os pais que não entenderem o mecanismo do transtorno podem maximizar o problema. Os médicos apontam a educação especializada como uma das maiores ferramentas para ajudar no desenvolvimento de uma criança autista.
Nos Estados Unidos, cientistas brasileiros anunciam uma descoberta que estabelece uma causa biológica para o distúrbio no cérebro. Essa pesquisa libera os pais de um peso que carregam: o de achar que não deram um amor necessário ao filho forços para tirar o autista do isolamento.
No ano passado eu dei algumas dicas para vocês treinarem com suas crianças a habilidade de estabelecer um  contato visual. Lembram?
Foram essas:
1. Sustentar o contato visual durante 5 segundos quando o nome da criança é chamado. 
2. Quando a criança faz contato com os olhos em resposta ao nome enquanto estiver jogando, brincando, ou seja, concentrada com outra atividade. 
3. Quando a criança faz contato com os olhos em resposta ao chamado de seu nome de uma certa distância 
Sendo a criança capaz de olhar quando é chamada e capaz de sustentar o olhar, é hora de passar para o passo seguinte:
4. Quando a criança pergunta “o quê? ‘ quando o nome dela é chamado
Bom, mas para isso é preciso treino. É preciso ensinar a criança passo-a-passo.
Entendam que esses etapas são sequenciais e que uma depende da outra. Então se sua criança ainda não é capaz de atender ao chamado e de sustentar o olhar, continue treinando antes de passar para a fase de responder ao chamado.
É muito importante não deixar a criança esquecer o que lhe foi ensinado NEM UM DIA DE SUA VIDA.
Nesse ano quero começar falando com vocês sobre a arte de imitar.
Crianças com autismo têm dificuldade em reproduzir por meio da imitação. A habilidade da imitação é a mais importante arma que temos para aprender, mas ela se desenvolve de forma tão natural, quase imperceptível, que nem damos tanta importância. Mas a imitação é pré-requisito para interações sociais.

O Primeiro exercício é:
1. Imita movimentos de coordenação motora grossa de uma posição ereta 

Inicie com os seguintes movimentos: levantar a mão, esconder o rosto, bater palmas, girar, pular, etc. ( Ações simples )

Depois inclua  no procedimento objetos, como por exemplo: pentear o cabelo, olhar no espelho, tocar pandeiro, etc.

Essas são as dicas, fico por aqui e divirtam-se com seus meninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário