domingo, 25 de agosto de 2013




Projeto Semana da Pátria

Um belo projeto para a semana da Pátria e Independência:

INTRODUÇÃO

A democracia é uma conquista do povo brasileiro e devemos sempre exercer a cidadania. O dia 7 de Setembro é uma data muito especial, o nosso país vive um momento de eleição, já passou por um período de ditadura militar e hoje temos liberdade de expressão, uma conquista que iniciou com a Independência”. Por isso a importância de se trabalhar nos alunos essa consciência, e o amor a Pátria. A semana da Pátria é sempre momento de emoção e reflexão. Começamos a nos tornar uma nação independente, marco histórico de uma luta iniciada bem antes e que continua até hoje. Homenagem à Pátria Amada é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da Lei, da língua e da liberdade, cada
um de nós faz parte desta Pátria Amada. É importante que a escola cuide para aproximar o aluno do significado dessa data. Vale pensar um pouco sobre isso para planejar e estabelecer as intenções de cada uma das atividades promovidas junto aos alunos. A criança deve entender que nós somos o Brasil. Podemos expressar nosso amor a Pátria preservando o que o país tem de mais bonito: suas áreas verdes, seus pássaros, seu ar, ... Podemos expressar o amor a Pátria sendo solidários, cuidando e respeitando cada um que está ao nosso redor. Nosso amor a Pátria se faz pelo reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza, sua gente e seus símbolos.

JUSTIFICATIVA

É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

OBJETIVOS

GERAL

Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;

ESPECÍFICOS

Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;

Incentivar o amor à Pátria;

Cantar e interpretar o Hino Nacional;

Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.


Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;

Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.

METODOLOGIA

O Presente Projeto será realizado do dia 03 a 07 de Setembro, na Semana da Pátria, com atividades diversas durante os cinco dias. No primeiro dia, antes do início das aulas haverá o hasteamento das Bandeiras do Brasil, Estado e Município, neste momento a Direção dará início as atividades da semana. Após a fala da direção os alunos respeitosamente cantarão os Hinos do Brasil e do Estado. No segundo e terceiro dias os alunos desenvolverão, em sala atividades referentes ao tema PÁTRIA, estas poderão ser desenhos, cartazes, interpretação de textos, pesquisas na Sala de Tecnologias entre outras. No quarto e quinto dias os alunos participarão de uma gincana cultural e esportiva na quadra da Escola, onde os alunos serão separados em equipes. Haverá a participação da comunidade externa que poderá fazer parte dessas equipes, promovendo assim a integração aluno/escola/comunidade.

CRONOGRAMA



Projeto: Semana da Pátria
Título: Independência - Conquista de Cidadania que se Faz a cada Momento
Período: 02 a 06 de setembro
Justificativa:
É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Objetivos:
Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais, auditório; os alunos deverão ser capazes de:
  • Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
  • Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
  • Incentivar o amor à Pátria;
  • Cantar e interpretar o Hino Nacional;
  • Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
  • Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;
  • Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
Desenvolvimento:
02/09- Abertura - 07:00 h - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;
  • Paródias - Pátria;
  • Trabalhar o Hino Nacioanl - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;
  • Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
  • 17:00 h - descimento da Bandeira Naconal.
03/09 - Sala de Informática: Turmas envolvidas - 5ªs séries - Interpretação do Hino Nacional - Microsoft Word;
Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
04/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas 6ªs séries - Trabalhar o mapa do Brasil - estados, capitais e suas respectivas siglas- Microsoft Excel;
Sala de Aula - Trabalhar as diversidades das regiões do Brasil com dados de: população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima; nas 5ªs séries, trabalhar Minas Gerais.
05/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas - 7ªs séries - Símbolos da Pátria - Microsoft Power Point, Paint;
Sala de Aula - Confecção de mapas: país, Minas Gerais, Pedra Azul e Localização - 5ª e 6ª série;
Cidadania - a importância de votar - 7ª e 8ª.
06/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas - 8ªs séries - dados do Brasil - Microsoft Excel
Sala de Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:
  • Brasil sempre Brasil;
  • A pátria se constrói;
  • Brasil, terra que eu amo;
  • Independência não se faz num dia, mas a cada momento;
  • Por que gosto do Brasil;
  • Brasil mostre a sua cara.
Outras Atividades:
  • Concurso do Hino Nacional - Paródia;
  • Coro falado;
  • Slogan;
  • Poesias;
  • Danças;
  • Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
  • Interpretação de textos;
  • Confecção de faixas;
  • Palavras cruzadas;
  • Caça-palavras;
  • Charge;
  • Seminário;
  • Debates.
Sugestões para Debates:
  • O que é ser patriota hoje no Brasil?;
  • Cidadania - como colocá-la em prática?;
  • Como viveu a maioria dos brasileiros?;
  • A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
  • A importância do voto.
Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua coordenação: poesias, versos, músicas, etc.. Deverão comunicar com antecedência à comissão organizadora.
Consolidação:
Turno Matutino: Passeata Cívica;
Turno Vespertino: Jogos - sob coordenação da professora de Educação Física (organizar torneios ou gincana).
Recursos da Informática Utilizados:
  • Microsoft Word
  • Paint
  • Microsoft Power Point
  • Microsoft Excel
Recursos Humanos:
  • Todos os professores;
  • Voluntários;
  • Todas as turmas de 5ª a 8ª séries dos turno matutino e vespertino.
Avaliação:
Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de cidadania, percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o relacionamento com os colegas.
Ao propormos o projeto, encontramos até mesmo voluntários da própria escola (alunos) para ajudarem a executá-lo.
Gostaríamos de ressaltar que foi o primeiro projeto coletivo, mas não as primeiras atividades realizadas na Sala de Informática, pois temos professores que já levam seus alunos e ficam surpresos com a habilidade dos mesmos.
Foi um sucesso, houve a participação e o entusiasmo de todos os professores, supervisora, direção e facilitadoras na elaboração e execução do projeto. Sentimos que foi uma experiência gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário