domingo, 25 de agosto de 2013

Importância da música



A Importância da Música na Educação Infantil

Desde que se estuda a história da humanidade, tem-se observado que a música  sempre fez parte da vida do homem. Em qualquer parte do mundo, em todas as épocas, a música e o homem sempre viveram juntos. Podemos suprir que no principio, o homem reproduzia os sons que ouvia na natureza, como o vento forte e seu sussurrar nas folhagens, a água dos rios, o estalar dos galhos, o canto dos pássaros e tantos outros não só com a intenção de imita-los, mas também porque essa era a música que ele conhecia.
A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações,sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. 
A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando som.
Notas musicais

OBJETIVOS
  • Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal;
  • Desenvolver a consciência da criança no trânsito através da música;
  • Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música;
  • Identificar os sinais.
CONTEÚDOS
  • Sinais de Trânsito;
  • Cores e Lateralidade.
REGISTRO REFLEXIVO DE UMA DAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM 
No início da semana do trânsito o grupo estava ansioso para as atividades que iríamos aprender a respeito do mesmo.
Perguntei-lhes quem já tinha observado um sinal de trânsito.
E Marcelinho respondeu que sempre que saía com seu pai, prestava bastante atenção nas explicações que recebia a respeito do sinal de trânsito.
Então propôs que fizéssemos algumas atividades a respeito do trânsito. E com um carrinho feito de papelão e sucatas, procurei fazer com que pudessem fixar o que cada cor do sinal representava através da música.
Então foi apresentada uma música que nos diz o que devemos fazer em cada cor, e os momentos também desenharam uma pista no pátio para que pudéssemos brincar com o carrinho, fazendo os movimentos que a música pedia.
E assim foi que aconteceu uma das aulas mais divertida e participativa. Ah! Esquecemos de falar que todos queriam ser o guarda de trânsito.
E então quando perguntei para as crianças se eles haviam gostado da aula, Mariana respondeu:
Agora todas as vezes que eu for atravessar a rua mesmo estando junto de mamãe, e do papai, sempre me lembrarei dessa música e vou contar para todos em casa que devemos sempre respeitar o sinal de trânsito, sendo o pedestre ou motorista.
Sentimos que a cada momento as crianças iam se envolvendo cada vez mais, demonstrando interesse pelo conteúdo. Percebemos que elas possuem uma grande facilidade quando se trata de aprender através da música.

AVALIAÇÃO
O projeto “A importância da música na educação infantil” nos mostrou como a música é comum a todos. E é só deixando que ela se aflore que poderá ser desenvolvida. Por isso é importante que a escola e nós educadores ofereçamos essa oportunidade as nossas crianças. Assim a música torna-se um elemento próprio à educação, já que é vivida por todos, indistintamente.
Mas apesar dessa acentuação que goza a música entre as crianças em geral, sabemos que são necessários alguns cuidados. Qualquer atividade – musical ou não – precisa se desenvolvida na escola comum objetivo pré-estabelecido.
A música pode ser o fio condutor de diversas áreas curriculares, dando às aulas um caráter mais alegre, descontraído e próprio à aprendizagem.
Educadoras: Sandra Calegário e Denise Lucidi.
Por: Washington Luis Barbosa Campos

O Lúdico e o Brincar


O LÚDICO: UMA MANIFESTAÇÃO HUMANA, HISTÓRICA E CULTURAL
Uso do lúdico na aprendizagemO termo “lúdico”, do latim ludus, embora comumente usado na forma substantivada, é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar.
brincar é o conjunto de ações lúdicas desenvolvidas pelo homem, manifestada por meio do jogo ou da brincadeira, com o uso ou não do brinquedo como suporte. Neste sentido, o lúdico abarca as categorias do jogo, do brinquedo e da brincadeira e, ainda que sejam feitas do mesmo tecido conceitual, são demarcadas por suas especificidades (ORNELAS).
Revendo a história da humanidade podemos constatar que o elemento lúdico é encontrado em várias culturas desde os tempos primitivos, o que deixa claro que a ludicidade é inerente à natureza do homem, seja qual for sua origem.
Desde os tempos das cavernas, o homem já manifesta sua humanização através do brincar. Tal ato pode ser visto em suas pinturas rupestres, suas danças, suas manifestações de alegria. Na civilização atual, percebe-se a presença marcante da brincadeira na vida do homem: as piadas; a “paixão nacional” (futebol); os esportes em geral - o bilhar, o xadrez, a dança; o carnaval - fantasia e dança; o computador, a televisão; o teatro; o ato sexual... e até a política - brincadeira de quem pode mais, quem pode competir melhor. Todas estas são manifestações de que o homem gosta e precisa do ato lúdico que o transcende. (LIMA, 2009, p.5).
Evidentemente, as várias modalidades lúdicas não permaneceram imutáveis através dos tempos. Como toda atividade humana, foram transformadas pela ação dos indivíduos de acordo com a época e a sociedade em que ocorreram.
Ao falar sobre os diferentes enfoques do lúdico, Santos (1999) identifica seis pontos de vista distintos:
• Do ponto de vista filosófico: o lúdico é abordado como um mecanismo para contrapor a racionalidade. Há séculos, vivemos uma relação de competição entre razão e emoção, como se fossem aspectos irreconciliáveis do ser humano. Estamos vivendo um novo tempo, no qual é preciso estabelecer uma convivência harmoniosa entre esses dois aspectos, ou seja, a razão e a emoção não devem atuar em conflito, mas sim em parceria na busca de um novo paradigma para a existência humana. Nessa perspectiva, a ludicidade, entendida como um mecanismo da subjetividade, afetividade, valores e sentimentos, portanto da emoção, deverá estar junto da razão na ação humana.
• Do ponto de vista sociológico: o lúdico tem sido visto como a forma mais pura de inserção da criança na sociedade. Brincando, a criança vai assimilando crenças, costumes, regras, leis e hábitos do meio em que vive. Nessa linha de enfoque, a apropriação da cultura é resultado das interações lúdicas, que se dá entre a criança, o brinquedo e as outras pessoas.
• Do ponto de vista psicológico: lúdico está presente em todo o desenvolvimento da criança, nas diferentes formas de modificação de seu comportamento. Segundo os psicólogos, portanto, a ação de brincar é um importante mecanismo para facilitar o desenvolvimento infantil. É na Psicologia, enfim, que se encontra o brincar como uma necessidade tão importante como o sono e a alimentação, o que garante uma boa saúde física e emocional.
• Do ponto de vista da criatividade: tanto o ato de brincar quanto o ato criativo estão centrados na busca do “eu”. É no brincar que se pode ser criativo, e é no criar que se brinca com as imagens, símbolos e signos, fazendo uso do próprio potencial. Brincando ou sendo criativo, o indivíduo descobre quem realmente é. Assim sendo, a criança que é estimulada a brincar com liberdade terá grandes possibilidades de se transformar num adulto criativo.
• Do ponto de vista psicoterapêutico: lúdico tem a função de entender a criança nos seus processos de crescimento e de remoção dos bloqueios do desenvolvimento que se tornam evidentes. Para os psicoterapeutas, o brincar, como forma privilegiada de comunicação é, por si só, uma terapia. A psicoterapia busca resgatar no brinquedo o lado sadio e positivo da criança. Nessa linha de trabalho o brincar assume a função terapêutica porque, brincando, a criança pode exteriorizar seus medos, angústias, problemas internos e revelar-se inteiramente, resgatando a alegria, a felicidade, a afetividade e o entusiasmo.
• Do ponto de vista pedagógico: lúdico tem se revelado como uma estratégia poderosa para a criança aprender. O brincar tem sido cada vez mais utilizado na educação, constituindo-se numa peça importante na formação da personalidade, nos domínios da inteligência, na evolução do pensamento e de todas as funções mentais superiores, transformando-se num meio viável para construção do conhecimento. Em vista disso, grandes movimentos foram realizados no Brasil a partir dos anos 80 em relação à valorização dos jogos e brinquedos, resultando na criação de brinquedotecas, principalmente nas escolas, com o objetivo desuprir as necessidades materiais e criar espaços para brincar. Cada um destes enfoques é determinado pela origem dos pesquisadores. Neles temos a visão dos antropólogos, psicólogos, pedagogos, filósofos, sociólogos. Cada pesquisador carrega consigo os traços da sua formação e realiza seus estudos usando a lente da ciência a que se dedica.
No que diz respeito a uma prática pedagógica a partir de atividades lúdicas traz mudanças significativas para o trabalho na educação, pois transforma o espaço escolar em um espaço integrador, dinâmico, que prioriza o desenvolvimento pleno do aluno em todos os seus aspectos. Isso implica a superação de uma prática pedagógica centrada nos aspectos cognitivos do processo de ensino-aprendizagem, para promover também o desenvolvimento motor, social e emocional, do ser na sua inteireza. Em síntese, implica numa revisão do modelo educacional.
Assim, a atuação do professor que pretende desenvolver uma prática pedagógica lúdica não é diferente da atuação dos demais professores.
Exigirá rigoroso planejamento, pesquisa e autocrítica para permanentemente avaliar o plano e ação lúdica. Desafio para o qual não há um manual prescritivo de passos a seguir, mas que exige muito estudo, dedicação e postura ética frente ao sujeito-infantil e ao processo formativo


REFERÊNCIAIS
LIMA, Elvira Cristina de Azevedo Souza. A Atividade da Criança na Idade Pré-Escolar.
Série Idéias, n. 10. São Paulo: FDE, 1992. p.17-23.
LIMA, Marilene. A Importância da Ludicidade na Vida do Sujeito Humano.

Mimeo.
ORNELAS, Maysa. O Lúdico na Educação: mais que um jogo de palavras. Brasília, s/d. Mimeo, 2002.
Por: Iara Maria Stein Benítez em 20/06/2012
CAMINHO DA MÚSICA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
                                           



ESTADO DO MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA BOA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EDNA LANE BARBOSA DE OLIVEIRA / blog: emeiednalane@hotmail.com
RUA 19 ESQ/C RUA 08, Nº 423, BAIRRO OPERÁRIO, CEP: 78.635-000 FONE: (66) 3468-30-77.


Diretora: Nilva Paula Stein
Coordenadora: Ilonice Salete Giussani
Professora: Marta Gislene Gomes blog: mgislenedallabrida@gmail.com Graduação: Pedagoga / Pós Graduação:
Psicopedagoga / Atua: Professora de Música Educação Infantil.


CAMINHO DA MÚSICA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL




                                                     ÁGUA BOA / MT
2012



Entenda porque a disciplina música se tornou obrigatória na escola:
A lei que determina a obrigatoriedade do ensino de música em todas as escolas do país a partir de 2012.


O ensino de música nas escolas deve trabalhar a coordenação motora, o senso rítmico e melódico. O ano de 2012 é data limite para que todas as escolas públicas e privadas do Brasil incluam o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deva ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).





Justificativa:
A música é uma linguagem, feita de ritmos e sons, capaz de despertar e exprimir sentimentos. As crianças sentem-se feliz cantando, desde pequenas e até mesmo sozinhas, em suas brincadeiras espontâneas, elas cantam com entusiasmo, sacudindo ao máximo seu corpo, pernas e braços.
E por essa razão que se associa música ao movimento. Na educação infantil música deve proporcionar as crianças às mesmas alegrias que sentem ao brincar fora da escola.
Para que isso aconteça, é necessário que a criança seja incentivada a descobrir, experimentar e criar sons, ritmos e movimentos. A música e as brincadeiras também representam um elo que pode reforçar todas as áreas do desenvolvimento cógnito na educação infantil a música é uma linguagem que se traduz em formas capazes de comunicar sensações, sentimentos, e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e silêncio. Ela fala diretamente aos sentidos e por essa razão esta ligada a percepção e vem desempenhando um papel importantíssimo no desenvolvimento do ser humano.
A música representa uma fonte importante de estímulos, equilíbrio, felicidade e auto estima para o individuo, através de seu poder criador, torna-se um poderoso recurso educativo a ser usada na educação infantil. A música desenvolve o raciocínio, a criatividade e outros dons, portanto deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional. No contexto escolar a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o indivíduo a se desinibir, ouvir, escutar, melhorar o vocabulário, o desenvolvimento da fala, o auto controle, orientação espacial e temporal, antes e depois, posição , direção, lateralidade, formas geométricas, coordenação motora, gestos , expressão facial e corporal, a percepção de silêncio, auditiva e visuais de maneira ativa e refletida. Além de ser um instrumento facilitador do processo aprendizagem.






Objetivo geral:
  • Contribuir com a  música para às crianças da escola Edna Lane,  a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos".
Objetivo específico:
  • explorar a música em diferentes ritmos.
Aprender como ação educativa  a expressão e a criatividade usando a música seja através da dança, da oralidade, da voz do corpo, dos instrumentos musicais.
  • Aprender de forma lúdica a música possibilitando a construção do conhecimento, pois através da música o aluno pode expressar sensações, sentimentos e pensamentos.
  • ensinar às crianças noções básicas da teoria musical, como: ritmo, pulsação, melodia, timbres, tipos de instrumentos, altura dos sons e outros.
  • Apresentar as fontes sonoras de tudo que produz sons por meio, da voz, pelo corpo, por objetos, instrumentos musicais e os sons da natureza.
  • Estimular o cérebro da criança para beneficiar o desenvolvimento da linguagem.
  • Exercitar a criatividade e ampliar o repertório dos alunos.
  • Expressar movimento através da música.











Procedimento metodológico:
  • Desenvolver diferentes repertório musicais;
  • Atividade que estimula a memória auditiva, visual;
  • Perceber diferentes tipos de sons;
  • Ouvir cantiga de roda, acalanto, brincadeiras com palmas variadas e movimentos corporais;
  • Brincadeiras que levem o aluno a perceber o som e ausência do mesmo;
  • Perceber diferentes sons: alto/ baixo,/forte/ fraco,/rápido/ lento,/curto/ longo,etc.
  • Atividades para explorar e imitar sons do próprio corpo, usando os pés, as mãos,estalando os dedos, palmas, separadamente em conjunto.
  • Atividade que proporcionem diversão com a música.
  • Desenvolver atividade que reproduzindo pequenas melodias, reproduzir ritmos, força, resistência , velocidade, flexibilidade, equilíbrio.
  • Apresentar as crianças alguns instrumentos musicais despertando assim seu interesse.
  • Confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis.
  • Utilizar métodos, técnicas e estratégias adequadas aos alunos, levando em consideração a faixa de idade adequada.
  • Usar durante as aulas instrumentos da banda rítmica, aparelho de som, músicas gravadas em CDs, música gravada em DVDs, alguns materiais impressos, enfim, todos os materiais que julga-se importante para a realização e enriquecimento das aulas de música.











Cronograma:
Ano letivo do Município de Água Boa 2012.
Refrências bibliográficas


ESTHER BEYE e Patricia Kebach; (Org.). Pedagogia da música; experiência de apreciação musical: Porto Alegre: editora  mediação, 2009. 160 p.(coleção educação e Arte, )
MARILIA Centurión, Margaret Presser, Sorel Silva, Arnaldo Rodrigues. Jogos projetos e oficinas para educação infantil. São Paulo, 2004.
BRITO, Teca de Alencar de. Música na educação infantil. São paulo:Peirópolis, 2003.
http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml
BRITO, Teca Alencar, Musica Na educação Infantil são Paulo: Peirópolis2003.
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes- Brasília MEC/SEF, 1997.
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Artes- Brasília MEC/SEF, 1998.
TAVARES, MOURA, Isis e Consuelo Artes Visuais e Musica – Curitiba ULBRA  IESD, 2002
GUIA Rosa Lúcia dos Mares; FRANÇA, Cecília Cavalieri, Jogos Pedagógicos para Educação Infantil  Belo Horizonte: Editora UFMG 2005.
RCNEI, p.48, v. 2


PCNS.




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