TEACCH - Como funciona?
SABENDO MAIS SOBRE O TEACCH:
Como o TEACCH funciona?
O modelo TEACCH funciona com uma série de procedimentos e materiais específicos para atender ao que o aluno com autismo necessita.
Enfatiza basicamente as seguintes necessidades:
- Estrutura
- Sinalização do ambiente
- Previsibilidade da rotina
- Visualização das tarefas
- Comunicação alternativa
O modelo TEACCH funciona com uma série de procedimentos e materiais específicos para atender ao que o aluno com autismo necessita.
Enfatiza basicamente as seguintes necessidades:
- Estrutura
- Sinalização do ambiente
- Previsibilidade da rotina
- Visualização das tarefas
- Comunicação alternativa
O que o TEACCH nos ensina?
O Programa TEACCH ensina para os pais e educadores:
1. Que podemos ensinar oportunidades para comunicar, fazer escolhas e meios comunicativos mais adequados enquanto trabalhamos os conteúdos escolares;
2. Que mais do que um simples componente curricular, a comunicação deve passar por todos os procedimentos e objetivos desde a idade mais precoce
3. Que os alunos autistas respondem bem aos sistemas organizados e visualmente estruturados (Schopler & Mesibov,1995)
4. Que a definição de “estrutura” do ensino é tida como a colocação das coisas, dos fatos, materiais e ambiente em um padrão definido de organização;
5. Que na tarefa de ensinar o que o aluno precisa e incentivar o potencial para favorecer as habilidades,esquecemos de olhar para as condutas necessárias para que as crianças funcionem tão independentes quanto possam.
O Programa TEACCH ensina para os pais e educadores:
1. Que podemos ensinar oportunidades para comunicar, fazer escolhas e meios comunicativos mais adequados enquanto trabalhamos os conteúdos escolares;
2. Que mais do que um simples componente curricular, a comunicação deve passar por todos os procedimentos e objetivos desde a idade mais precoce
3. Que os alunos autistas respondem bem aos sistemas organizados e visualmente estruturados (Schopler & Mesibov,1995)
4. Que a definição de “estrutura” do ensino é tida como a colocação das coisas, dos fatos, materiais e ambiente em um padrão definido de organização;
5. Que na tarefa de ensinar o que o aluno precisa e incentivar o potencial para favorecer as habilidades,esquecemos de olhar para as condutas necessárias para que as crianças funcionem tão independentes quanto possam.
Usando recursos como a estrutura e imagens, o TEACCH favorece a organização
TEACCH - Princípios e objetivos
Objetivos do TEACCH:
Os objetivos do TEACCH são basicamente dez, a saber:
1. Ensinar a relação entre causa e efeito
2. Incentivar a comunicação
3. Ensinar habilidades para a vida adulta
4. Promover o máximo de independência reduzindo a ajuda do adulto
5. Promover clareza e sinalização do ambiente e tarefas
6. Apresentar visualmente instruções
7. Organizar a noção de fim
8. Manter a Rotina com flexibilidade
9. Respeitar a individualidade
10. Ensinar habilidades em situações as mais próximas das naturai
Princípios do programa TEACCH
Guiando-se pelos princípios abaixo, o TEACCH oferece as idéias básicas de sua fundamentação, sem as quais o educador não conseguirá organizar-se na estrutura do programa.
São eles:
1.Para se ensinar novas habilidades é necessário adequar o ambiente ás dificuldades do indivíduo.
2.A colaboração entre família e escola é condição indispensável para o tratamento
Para que que a intervenção seja eficaz é necessário colocar ênfase na HABILIDADE e nas facilidades
4.A corrente teórica que fundamenta a prática educativa é a cognitivo-comportamental
5.A avaliação deve nos guiar pelas áreas de desenvolvimento
6.Os suportes visuais auxiliam na estruturação da forma de ensinar. São os chamados “prompts"
7.A Previsibilidade organiza a mente caótica da pessoa com autismo
Fundamentação básica:
1.Preocupar-se com os interesses e facilidades do aluno
2.Realizar avaliação processual
3.Auxiliar o aluno na compreensão dos significados
4.Potencializar a comunicação com a família
5.Estruturar a forma de ensinar e apresentar as tarefas
6.Planejar estratégias de mudança comportamental mediante a análise funcional do comportamento
Características do TEACCH
• Individualidade na programação do currículo
• Instrução visual
• Rotina com flexibilidade
• Ambiente livre de hiperestimulação
• Ordenação universal (da esquerda para a direita/ de cima para baixo)
• Clareza nas ordens
• Automonitoramento provocando independência
• Análise de tarefas como recurso de ensino e avaliação
• Atividades e tarefas organizadas em sistemas de trabalho
Contribuições do TEACCH:
1. Favorecer a Generalização
2. Favorecer o Controle do comportamento
3. Estimular e desenvolver Atenção
4. Administrar a Sequencialização
O TEACCH não visa eliminar o padrão autistico, mas aproveitar o que o autismo provoca na pessoa.
Ao mesmo tempo em que o TEACCH estrutura atividades em sistemas de trabalho que organizam o pensamento e evidenciam o conceito que está sendo ensinado, o oferecimento das tarefas em vários contextos (ambientes, pessoas, situações, material) favorece a generalização do conteúdo, gerando a aprendizagem.
O que infelizmente ainda se vê em instituições e escolas que supostamente usam o TEACCH, é o aluno executando as mesmas atividades por tempo indeterminado, sentado em uma mesa de trabalho o tempo todo, sem variar de conteúdo, sem mudar a ordem de apresentação, sem introduzir o conceito ensinado em outras tarefa, etc. Esta prática ajudou a proliferar a falsa idéia de que o TEACCH "mecaniza" ou "robotiza" os alunos. (ver "mitos e verdades sobre o TEACCH" no link TEACCH - o que é).
Isso não é verdade quando usamos as formas adequadas e o uso correto dos procedimentos de ensino. Além disso, colocando ênfase em um conceito, guiando o aluno para o foco a ser trabalhado, eliminando estímulos desnecessários e concorrentes, garantimos a atenção e por conseguinte, sucesso no trabalho. Tal engajamento, sendo mais produtivo faz com que o aluno obtenha sucesso e passe a emitir condutas mais adequadas. Sabendo o que tem que ser feito, por quanto tempo terá que trabalhar, visualizando a instrução e reconhecendo o que se espera dele, o aluno com autismo sai de um estado ansioso e passa a contribuir funcionalmente para a sua aprendizagem. Talvez seja esta a maior contribuição do TEACCH para estas pessoas.
O Programa TEACCH beneficia alunos que apresentam:
1. Dificuldade na aprendizagem de conceitos
2. Foco excessivo em detalhes
3. Distrabilidade
4. Pensamento concreto
5. Dificuldade na associação de idéias
6. Dificuldade na generalização
7. Impulsividade e ansiedade
8. Anormalidades sensório-perceptuais
O CEDAP oferece cursos e palestras sobre o TEACCH na sua cidade!
Para saber mais, entre em contato conosco!
Legal que compartilhou o nosso site!
ResponderExcluirMaria Elisa
CEDAP
muito bom!
ResponderExcluirAdorei fazer curso com você,muito bom mesmo!!!
ResponderExcluirUm abraço de sua aluna que te admira muito
Muito bom mesmo esse método
ResponderExcluirMuito bom mesmo esse método
ResponderExcluir